segunda-feira, 25 de março de 2013

Ampliar a visão, eis o caminho!



Comportamentos automáticos não são escolhas, são prisões, e ninguém quer viver sem decidir por si mesmo como vai levar sua vida, mas é isso que a maioria está fazendo. Se teu chefe sorri pra você e te cumprimenta, você ganha o dia, mas se ele nem te olha, você passa o dia arrasado. O que você está fazendo com a sua vida? Você está entregando o controle dela para o seu chefe, é ele que está determinando como você vai se sentir o resto do dia. Você está só reagindo automaticamente, não está sendo um observador de si mesmo.
Pra você se livrar disso tudo um passo importante é você ser metacognitivo, que significa: pensar sobre os seus pensamentos, observar o que te passa na sua própria cabeça. Ser observador de si mesmo e aprender sobre si mesmo, se conhecer.
Observador de si mesmo é aquele que conscientemente, decide se afastar do seu comportamento habitual e passa a se conhecer.
Pare um pouco agora e pense, você deixa de fazer coisas porque tem receio do que podem pensar de você? Fica louco da vida quando é cobrado? Você faz planos de vingança contra aquele que falou mal de você? Você deixa de almoçar naquele restaurante legal porque se acha gorda ou porque acha que você “não combina” com o lugar? Morre de raiva do colega de trabalho que faz menos que você e ganha a mesma coisa? Não gosta de ganhar presentes porque acha que vai ficar na obrigação de dar também? Deixa de ir à festa porque acha que lá só tem gente “aparecida”?
Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, é sinal que você está vivendo no automático, você não é dono dos seus sentimentos, você está deixando o outro controlar sua vida, você não é o dono de si mesmo.
Desligue seu cérebro do piloto automático e comece você a dirigir sua vida. Você está sendo reativo em vez de criativo. Como mudar? Trabalhando seu pensamento. Trabalhando sua intenção, treinando seu livre-arbítrio você se treina pra fazer escolhas mais inteligentes e mais conscientes.
O seu dia, a sua vida é moldada pelo seu pensamento. Trabalhe seu pensamento pra que você possa viver melhor. As pessoas passam a vida vendo só o que as suas crenças internas lhes permite ver. Se dentro dela tem medo, ela vai ver perigo em cada exame de rotina que o médico pediu pra fazer. Se dentro dela tem solidão, ela só vai a lugares onde ela possa ficar sozinha. Quando você aceita a possibilidade de coisas novas, você não vai passar batido por elas quando elas baterem na sua porta, você vai reconhecê-las e permitir que façam parte da sua vida.
Vejam esta frase de Buda: “Tudo o que somos é o resultado do que pensamos. A mente é tudo. Nós nos tornamos aquilo que pensamos”.
Enquanto você ficar só aí parado curtindo seu papel de vítima: “Como minha vida é horrível e injusta”, você pode até ganhar alguma coisa com isso, vai ganhar dó de alguns. Mas vai perder a oportunidade de observar o que você pode fazer pra ter uma vida diferente.
George Bernard Shaw tem uma frase ótima pra isso: “Quem tem sucesso é quem se levanta e procura as circunstancias que deseja e, quando não consegue encontrá-la, trata de criá-las.”
Boa sorte para todos nós!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário