quarta-feira, 17 de abril de 2013

Compromisso, tempo e espaço...



O compromisso é um termômetro que diz da importância que algo tem em nossas vidas.
É engraçado ver como as pessoas utilizam o termo “tempo” e “espaço” como formas de mensurar um afeto.
Quem nunca ouviu (e nunca disse) que não faz tal coisa por não ter tempo, ou que não hospeda um amigo por que na casa não tem espaço…
Ou aqueles namorados que terminam o relacionamento porque precisam estudar mais. Casamentos que se acabam porque o dois mal convivem, cada um metido com seu próprio trabalho…
Amigos que saem juntos nas quartas, mas nos fins de semana estão sempre indisponíveis.
O que está sendo dito na realidade?
Temos que cuidar com o que nossa linguagem camufla. Não é questão de tempo ou espaço. É questão de importância e de valor.
Aquilo que a gente realmente quer, que a gente deseja intensamente e profundamente… isso ganha nosso compromisso. Faça chuva ou faça sol, nada nos desvia.
Então não digam que não têm tempo para ir a academia, ou para começar uma faculdade nova. Ou digam, é socialmente mais aceito. Mas saibam que no fundo, o que não está sendo encontrado é o desejo em relação àquilo. Ou então a responsabilidade, em comprometer-se com algo que não necessariamente quer, mas sabe que deve ser feito.
Quando só fazemos algo quando sobra tempo, isso denuncia que esse algo não é prioridade.
E se começarmos a avaliar nossas relações a partir dessa linha de pensamento? A coisa pode ficar feia, e muitas ilusões despencarem ladeira abaixo…
Ainda assim, é um exercício que vale a pena ser feito. As coisas só podem ser melhoradas quando exergamos a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário