domingo, 10 de outubro de 2010

A tudo dai graças!


“A gratidão é o único tesouro dos humildes.”
William Shakespeare

Quando agradecemos por tudo e pela vida mesmo considerando que o dia não foi dos melhores, estamos exercitando a capacidade de gratidão.
Precisamos lembrar que quanto mais diversificadas as situações que acontecem na vida, boas e ruins, que aceitamos com resignação, fé e confiança na espiritualidade superior, mais enriquecida fica nossa existência e mais preparados ficamos nós.
Grandes homens vivem encharcados de sonhos e projetos, Olham além de si mesmos, compartilham sua vida, reconhecem os outros e os apreciam. Paixão e contentamento tornam-se marcas de suas vidas. Seus sonhos inspiram outros e os levam à obtenção de seus alvos.
Duas definições de gratidão nos ajudam a entender o seu significado. Dostoievsky, um genial escritor russo afirmou que "gratidão é a memória do coração". Acho esta definição bastante significativa. Pessoas gratas foram tocadas na sua memória e afetos. Uma definição do poeta Moacir Bastos é igualmente sugestiva: "Gratidão é o amor contemplando o passado".
Gente grata tem memória para reconhecer aqueles que o ajudaram. É capaz de expressar e revelar isto. Nestas duas definições vemos dimensão de um coração que focaliza no bem recebido e naquele que trouxe o bem e que não esquece de expressar o sentimento que o acompanha.
Pessoas ingratas culpam os outros, desprezam os relacionamentos, reclamam das oportunidades e acusam Deus. Corações gratos olham para o passado com reconhecimento e honra. Corações ingratos usam a dor e o sofrimento como uma espécie de troféu: Usam as feridas para justificar seu fracasso, a ausência de entusiasmo com a vida e sua preguiça. Corações sem gratidão, atraem miséria e pobreza, infortúnio e tristeza. Sua leitura negativista da vida será usada para justificar a realidade de seu insucesso, e no final ainda vai se explicar dizendo: "nao te falei que a vida era assim? "Na Bíblia somos constantemente exortados a gratidão. "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus" (1 Ts 5.17). "Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do teu coração" (Sl 37.4).
Uma sugestão final: Que tal ser um pouco grato hoje? Comece com um telefonema para uma pessoa que revelou cuidado por você. Talvez você possa ampliar isto enviando um cartão, um pequeno presente, um buquê de flores. Gestos de apreciação... Que tal se hoje você ligasse para seu colega de trabalho, sua esposa, talvez...os pais, e falasse alguma coisa positiva.Que tal se você orasse hoje? Se dissesse a Deus que gostaria de agradecê-lo por tudo que você tem? Afinal, ser agradecido faz todas as coisas melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário